A relação entre a pele e o estresse
- Dra. Patrícia Fagundes
- Oct 18, 2022
- 3 min read
A vida é uma constante agitação, enfrentamos rotinas onde o estresse e a ansiedade muitas vezes faz parte do dia a dia. Ao contrário do que muitos pensam, estes são mecanismos de defesa primários e instintivos para a nossa sobrevivência, mas o problema está no excesso tanto do estresse quanto da ansiedade.
Mas o que isso tem a ver com a nossa pele? Absolutamente tudo. A pele é um órgão de profunda intimidade conosco, e é ela que nos "avisa" com uma certa agilidade quando algo não vai bem. Além de manifestar doenças que são mais fáceis de identificar como a psoríase e o vitiligo, outras como a dermatite atópica e urticária podem ter outras causas, e o estado emocional pode acentuar o aparecimento de sintomas mais severos. Outros indicativos de que o nosso emocional não vai bem são os atos repetitivos de cutucar a pele, remover cascas de cicatrização, roer as unhas e até mesmo "embolar" os fios de cabelo.
Conheça algumas doenças que podem ser relacionadas ao estresse:
Psoríase
Esta doença pode ser atrelada a um problema do sistema imunológico, em que as células da pele se acumulam e desencadeiam a escamação com manchas secas que causam coceira moderada e muito intensa. Infecções, frio e o estresse excessivo são os principais gatilhos para ela aparecer.
Sintomas
Descamação;
Descascamento;
Erupções;
Espessura;
Irritação;
Manchas;
Secura ou vermelhidão;
Pequena saliência.
Urticária
É uma irritação cutânea que pode ser desencadeada por uma reação a medicamentos, alimentos e outros agentes irritantes. O estresse piora a intensidade da reação na pele, causando maior irritabilidade, como também pode ser o principal causador da doença.
Sintomas
Inflamação;
Inchaço;
Coceira;
Rubor;
Sensação de queimação;
Área elevada da pele.
Vitiligo
Esta doença causa despigmentação da pele em forma de manchas bem brancas, e ocorre quando as células produtoras de pigmento morrem ou deixam de funcionar. Essa despigmentação pode afetar qualquer área do corpo, e é mais perceptível em pessoas de pele mais escura. É uma doenças que não tem cura, mas com tratamento adequado pode haver uma melhora na aparência da pele, diminuindo um pouco o contraste das manchas.
Sintomas
Manchas brancas pelo corpo;
Perda de cor ou perda total da cor;
Aparecimento prematura de cabelos brancos.
Dermatite Atópica
É também conhecida como eczema atópico, uma das dermatites mais comuns de doença crônica. O paciente consegue identificar a doença logo no surgimento das erupções com crostas na pele que causam muita coceira, principalmente em partes do corpo mais comuns para o aparecimento como nas dobras dos braços e atrás dos joelhos. Ela pode ser desencadeada por diversos fatores de risco como alergia a pólen, mofo, ácaros, animais exposição a irritantes ambientais, e como estamos falando, o temido estresse.
Sintomas
Erupções;
Descascamento;
Inchaço;
Secura;
Vermelhidão;
Fissuras.
Além destas doenças, existem outras formas do corpo reagir ao estado emocional carregado de estresse e ansiedade, como: acne, dermatite seborreica (caspa), queda de cabelo recente, entre outros sintomas. Perceba que o nosso estado emocional é de suma importância, e deve sempre ser bem cuidado para evitar problemas de saúde como alergias leves, e até mesmo doenças mais graves. Cuide sempre da sua pele, e fortaleça o seu sistema imunológico com bons hábitos saudáveis.
Se você identificar algum destes sintomas na pele, anote todas as suas dúvidas e leve-as ao especialista em dermatologia que fará o diagnóstico e tratamentos adequados para o seu caso.
Gostou deste conteúdo? Acesse as nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog para receber mais informações sobre os cuidados com a saúde da pele.
Clique no botão abaixo para assistir ao vídeo sobre este assunto.
Comments